Principal

Cristais inicia trabalho preventivo de saúde bucal

A Prefeitura de Cristais Paulista, em parceria com o curso de odontologia da Universidade de Franca, vai tratar a saúde bucal da população de maneira preventiva. O trabalho, que já começou com as crianças da creche municipal, vai se estender para os mais de dois mil alunos da rede pública e, também, para toda a população.

O objetivo do programa é orientar crianças e adultos da maneira correta de tratar a saúde da boca, com palestras orientativas, dinâmicas com as crianças, além de escovação supervisionada. "Temos no município uma clínica bem estruturada, organizada com materiais para consumo de alta qualidade. Porém, visualizamos um nó na parte preventiva. ", disse Solange Ferreira, secretária de Saúde.

Solange lembra que o custo da prevenção é menor que o custo com tratamento curativo. "Isso traz qualidade de vida. O caminho da saúde pública é a prevenção e promoção da saúde, sem dúvida", disse.

O programa desenvolvido no município conta com a participação de trinta alunos do quarto ano do curso de odontologia da Universidade de Franca que são supervisionados por dois professores. Eles estarão na cidade duas vezes por semana, às quintas e sextas-feiras.

Além da questão orientativa da maneira correta de escovação e demais cuidados, as crianças receberão tratamento com flúor e selantes nos dentes. O selante possibilita um período de até dois anos sem cáries.

A diretora do núcleo do Programa Saúde da Família, Daniela Celsa Frabetti de Moraes, lembra que com os adultos a intenção é trabalhar com os grupos que já são formados como de hipertensos, diabéticos e gestantes e, posteriormente, formar outros grupos para levar informação ao maior número de pessoas possível.

"Vamos montar grupos com a assistência social, com as agentes de saúde e, assim, saber a necessidade da população, como higienizar corretamente a boca. Geralmente, a escovação se aprende em casa, mas nem sempre é a maneira adequada. Portanto, vamos avaliar cada caso e orientar a pessoa", disse Daniela.

 

Serviços ONLINE