Conferência Municipal discute melhorias na saúde

Com o tema “Atenção Básica: Desafios e Benefícios”, Cristais Paulista realizou nesta semana a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Salão dos Idosos e contou com a participação da comunidade, a prefeita Katiuscia de Paula Leonardo Mendes, conselheiros e profissionais ligados a saúde.

A conferência teve o objetivo de estimular a discussão do tema ligado promoção da saúde através dos atendimentos básicos. “Foram discussões que valorizaram aqueles que cuidam das pessoas e que sugeriram melhores acessos ao sistema de saúde, resolvendo assim 80% dos problemas da população na área territorial de Cristais. Hoje a atenção básica não é somente prevenção, mas também promoção, assistência a cura e reabilitação”, disse Solange Ferreira, Secretária Municipal de Saúde.

A IV Conferência Municipal de Saúde foi organizada pela Prefeitura de Cristais Paulista, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde e teve as palestras do Secretário de Saúde de Franca, Rodolfo Moraes Silva, que falou sobre a busca pela desospitalização, os altos custos da saúde, e da importância dos investimentos na atenção básica como um dos pilares da saúde de qualidade. A segunda palestra ministrada pelo articulador da Atenção Básica, Cláudio Abrão, da DRS/Franca, que falou do cenário da atenção básica e da importância de se investir nela como porta de entrada dos Serviços de Saúde.

Prevista na Lei nº 8142/90, a Conferência Municipal de Saúde deve acontecer a cada quatro anos. Com base nela é construído o Plano Municipal de Saúde (PMS). Este ano foram discutidos três eixos:

1 – O papel da Equipe Saúde Família – Mediadora Ana Paula Landim

2 – O papel da família no cuidado – Mediadoras Ellen Zucollo e Helena Medeiros