Aula prática: Alunos da rede municipal conhecem Ciência Móvel

Os alunos das escolas municipais de Cristais Paulista Jarcy Araci de Mattos e Amélio de Paula Coelho, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a Carreta da Ciência, projetada e adaptada para transportar experimentos interativos e práticas inovadoras de ciência.

O projeto “Ciência Móvel”, é desenvolvido pela Secretaria da Educação de Franca em parceria com a Prefeitura de Cristais, através da Secretaria Municipal de Educação. O projeto é vinculado ao Centro de Difusão Cientifica. Com o objetivo de permitir a interação e dinâmica dos alunos com os experimentos, se inteirando através de histórias e explicações sobre os equipamentos instalados na carreta.

Segundo o coordenador pedagógico da escola Amélio de Paula Coelho, Isaac Fernandes, a Secretaria de Educação do município já tentava trazer o projeto para Cristais Paulista há um bom tempo. “Conseguirmos trazer o “Ciência Móvel” para a cidade neste ano, com intermédio da Rose, coordenadora do projeto de difusão científica em Franca. Esse projeto trouxe para os alunos uma visão mais palpável e física sobre as fontes de energia do Brasil, isso também é muito relevante, pois, é uma matéria que os alunos estudam em Ciências e Geografia. A carreta também traz a parte de engenhos, como era a produção da cana-de-açúcar e como era feita a produção de energia nessa época. Os alunos acham bem interessante, os que já visitaram deram um feedback muito positivo dessa experiência, que para a maioria dos alunos foi o primeiro contato com esse tipo de atividade”, finalizou ele.

Os alunos ficaram encantados com a grandiosidade da adaptação da carreta e tudo o que contém nela. “Achei muito interessante, porque é demonstrado como a história foi passada, a evolução do mundo e dos homens com a ajuda da natureza, porque sem ela nós não teríamos nada e sem o pensamento de querer evoluir continuaríamos dependendo de moinhos de vento. Não seria fácil viver hoje em dia sem eletricidade e sem as tecnologias que temos”, disse a aluna Luisa Helena, de 14 Anos, que estuda na escola Amélio de Paula Coelho.

Já para Erica Cristina Damasceno, de 11 anos, estudante da escola Jarcy Araci de Mattos, os encantos pelos ensinamentos dentro da carreta estão marcados. “Eu gostei muito da carreta, ela ensina sobre energia elétrica e ciência na vida do homem. E isso é muito legal”, disse a estudante.