Principal

SELT ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS GRATUITAS DE ZUMBA QUE COMEÇAM DIA 14

A Secretaria de Lazer, Esportes e Turismo – SELT - da Prefeitura de Cristais Paulista anunciou a abertura de matrículas para as aulas gratuitas de Zumba que serão realizadas às segundas e quartas-feiras no Salão CLT – Centro de Lazer do Trabalhador, no horário das 19h às 20h.


As aulas serão ministradas por professores gabaritados, contratados pela Administração cristalense de forma a disseminar a prática desta dança que dá grande contribuição à prática saudável de esportes recreativos.
As matrículas dos interessados podem ser feitas no Poliesportivo “Antônio Nunes Branquinho”, segundo o secretário Ludmar Bertinatto de Carvalho – Foguinho.

O QUE É ZUMBA
A aula de zumba mistura ginástica aeróbica e dança latina, o que ajuda a emagrecer e tonificar os músculos, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades. Durante 1 hora de aula, é possível queimar cerca de 800 calorias, e quando aliada a uma dieta balanceada favorece uma rápida perda de peso.
Como o zumba tem um ritmo intenso, o ideal é começar aos poucos e parar a aula em caso de presença de dores musculares ou falta de ar intensa, sendo também importante fazer intervalos de 1 dia de descanso entre os treinos, pois é durante este período que o músculo cresce e se tonifica.

 

Benefícios do Zumba
O zumba é o exercício completo que trabalha o corpo todo, estimulando os músculos dos braços, abdômen, costas, glúteos e pernas, e trazendo os seguintes benefícios para a saúde:
Acelerar o metabolismo e emagrecer, pois, trabalha exercícios aeróbicos que aceleram os batimentos cardíacos, o que aumenta a queima de gordura;
Combater a retenção de líquidos, por melhorar a circulação sanguínea;
Fortalecer o coração, porque o ritmo acelerado aumenta a resistência a esse órgão;
Aliviar o estresse, pois as aulas são feitas em equipe e com músicas animadas, que liberam o estresse e aumentam o ânimo;
Melhorar a coordenação motora, pois os movimentos ritmados ajudam a dominar o corpo e coordenar os movimentos;
Melhorar o equilíbrio, devido aos movimentos que incluem saltos, giros e troca de passos constante;
Aumentar a flexibilidade, pois também inclui exercícios de alongar os músculos.
Assim, essa atividade é aconselhada principalmente para tonificar os músculos e perder peso, sendo importante lembrar que não substitui a musculação para pessoas que desejam aumentar a força e a massa muscular.
Comparação da Zumba com outros exercícios