PREFEITURA IRÁ REALIZAR FESTIVAL DE PIPAS

Arte, lazer e muita diversão. Tudo isso é o que promete o I Festival de Pipas de Cristais Paulista, marcado para dia 31 de agosto. O evento tem o objetivo reunir toda a família em uma atividade considerada milenar. As pipas nasceram na China. Sabe-se que por volta do ano 1200 antes de Cristo, elas eram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.

Hoje as pipas ganharam outra função, viraram sinônimo de alegria e diversão para as crianças, jovens e adultos.

O I Festival de Pipas será realizado pela Prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (SELT) e Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ).

As atividades terão início às 8h30 com uma oficina para confecção das pipas. Neste momento os participantes também receberão dicas e orientações sobre a importância do uso de material adequado para criação e os riscos de se utilizar material inadequado. “Sabemos que as pipas são ótimas fontes de diversão para toda família, mas quando utilizada de forma errada pode causar mortes e até prejudicar a natureza”, disse Ludmar Bertinatto, Secretário de Esportes.

O festival também motiva a interação social e a pratica de atividades recreativas. Todo material para o desenvolvimento das pipas será doado pelo Governo do Estado. As atividades irão começar no Salão Messias Medeiros e a soltura das pipas será no Campo do Guapuã.

O evento é gratuito e também irá premiar os participantes que apresentarem com pipas que respeitarem os seguintes critérios: maior, menor, a mais criativa, a que mais evoluir e a pipa que voar mais alto.

O I Festival de Pipas de Cristais Paulista é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local do evento.