Outubro Rosa: Prefeitura realiza ações durante essa semana

A Campanha Outubro Rosa será movimentada nesta semana em Cristais Paulista. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará ações dedicadas ao mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As atividades terão início na quarta-feira, dia 23, às 13h30, com uma palestra motivacional da Master Coach Maxilene Rocha. O tema será: Outubro Rosa - Amor, cuidado e Prevenção!

O evento irá acontecer no CCI, Centro de Referência do Idoso, localizado ao lado do Terminal Rodoviário. A iniciativa é gratuita e aberta para toda comunidade de Cristais Paulista.

Já na sexta-feira, dia 25, a partir das 09h, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde irão realizar um pit stop com adesivagem no centro da cidade, ao lado da Agência dos Correios. Na ação também serão passadas orientações sobre prevenção do câncer de mama e autoexame de mama.

Entidades de combate a este tipo de câncer alertam que 90% dos cânceres de mama podem ser curados quando detectados em estágios iniciais. O diagnóstico precoce também permite tratamentos menos agressivos e maior possibilidade de preservação da mama.

Em 2019, o Brasil deve registrar quase 60 mil novos casos de câncer de mama, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Trata-se do tumor mais incidente entre mulheres depois do câncer de pele não-melanoma.