7 maneiras simples de combater o escorpião: Prefeitura está mobilizada

A Prefeitura Municipal de Cristais Paulista, através da Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde, está intensificando o trabalho de combate a proliferação de escorpiões. As agentes de vetores realizam diariamente ações de visitas e orientações a moradores de diversas regiões da cidade.

Hoje as ações estão concentradas em quatro bairros mais críticos: Belo Horizonte 1, Nossa Senhora da Aparecida, Franco Montouro e Acácias. Segundo a Agente de Controle de Endemias, Lucelena Aparecida de Oliveira, este é um período propício para o aparecimento de escorpiões. “Agora estamos em uma época de calor forte e excesso de chuvas, condição que favorece o aparecimento deste tipo de animal. Como as casas estão interligadas com tubulações de esgoto e água, eles entram, muitas vezes, por esses locais”, disse ela.

Diariamente as agentes encontram escorpiões em aproximadamente cinco casas diferentes por quarteirão. Os animais são recolhidos e levados para Vigilância. O bloqueio é feito em um raio de aproximadamente 200 metros de onde o animal foi encontrado. “Além dos escorpiões que recolhemos, a população também leva uma média de três por dia na vigilância que são capturados”, acrescentou Lucelena.

Durante o trabalho de bloqueio, os moradores também recebem orientações de como evitar problemas com os escorpiões.

Medidas Preventivas:

Para evitar a presença e proliferação de escorpiões devem-se adotar as seguintes medidas:

1. Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;
  2. Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;
  3. Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;
  4. Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;
  5. Não acumular entulho ou materiais de construção;
  6. Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;
  7. Manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos;

Para evitar acidentes:

1. Examinar roupas e calçados antes de usá-los;
  2. Manter cama, sofás, berços afastados da parede;
  3. Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão;
  4. Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões.