Dia D contra o sarampo será neste sábado dia 15

A Prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 15 o Dia D de imunização contra o sarampo. A Clínica Mais Saúde irá funcionar das 8h às 17h para facilitar o acesso da população à vacina.

Crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade são o foco desta Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que vai até o dia 13 de março. As pessoas deverão comparecer a clínica levando cartão de vacina.

“Precisamos atualizar não só a vacina do sarampo como as demais vacinas do calendário. Para os adolescentes de 11 a 14 anos, lembramos da vacina contra o HPV e contra a meningite C”, disse Ana Paula Landin, enfermeira responsável pela clínica Mais Saúde.

DADOS DE SARAMPO

Em 2019, 9% (526) dos municípios registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não tendo ocorrido óbitos, até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.