Recém lançado, Resgate Municipal agrada Cristalenses

Lançado em novembro de 2019, o “Resgate Municipal” da Prefeitura de Cristais Paulista tem garantido mais agilidade e segurança dos atendimentos de urgências e emergências durante o período noturno.

Nos dois primeiros meses de implantação, os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram mais de 70 encaminhamentos e dezenas de atendimentos e orientações emergenciais. Entre os casos atendidos pelos profissionais do Resgato Municipal estão: pacientes em crise, hipertensos com problemas graves, crises convulsivas, engasgamento, vítimas de acidentes de trânsito, surtos psiquiátricos, vítimas de agressões, mal súbito, quedas e gestantes em trabalho de parto. E foi justamente com uma mamãe, que o Resgate Municipal mostrou para o Brasil a importância do serviço. No dia 25 de novembro de 2019, dez dias após começar a funcionar, uma mãe em trabalho deu a luz a um bebê dentro da ambulância. Amparados pela técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde, Cecília de Lima e o motorista socorrista Moacir Almeida de Oliveira, o casal Carla e Thiago foram surpreendidos pela chegada do pequeno Thiago, antes da ambulância chegar na Santa Casa de Franca.

“Foi incrível o momento, minha esposa teve uma contração forte e o bebê já nasceu. A técnica em enfermagem estava muito tranquila, fez todos os procedimentos do parto e colocou o bebê junto com minha esposa até chegarmos no hospital. Fiquei muito feliz, primeiro por presenciar todo esse momento do nascimento e depois por ver que ele estava nas mãos de uma pessoa muito preparada”, disse na época o pai, Thiago Barbosa Silva.

“Esses dados e principalmente o caso do bebê Thiago refletem o tanto que Resgate Municipal tem sido importante para Cristais Paulista. A população tem nos procurado porque ela entendeu os mais variados casos que realmente precisam de uma atenção e atendimento da enfermagem”, finalizou Solange Ferreira, Secretária de Saúde.