ESCOLAS MUNICIPAIS SÃO INTEGRADAS COM SISTEMA EDUCACIONAL ON-LINE NO COMBATE AO COVID-19

Visando a proteção necessária aos alunos, professores, funcionários das unidades escolares e também de toda a comunidade cristalense, nesse período de pandemia do COVID-19 a Prefeitura Municipal – através da Secretaria Municipal da Educação – acaba de normatizar o Portal Educacional de Cristais Paulista (SIOEM – Sistema Integrado On-Line das Escolas Municipais), desenvolvido pela empresa Eddydata.

Agora as unidades escolares do município, EMEB Amélio de Paula Coelho, EMEB Jarcy Araci de Mattos, CEMEI Aparecida Guilherme Garcia e Creche Cantinho da Amizade estão com as aulas e atividades pelo novo sistema on-line.

De acordo com informações da própria Secretaria Municipal de Educação de Cristais Paulista, em pronunciamento do Secretário de Educação Bruce Lourenço, “em respeito às normas pedidas pelos órgãos federativos, tem-se realizado medidas de afastamento social para restringir a disseminação do coronavírus. Em relação às medidas tomadas pela Secretaria de Educação, vale ressaltar que foi criado o Portal da Educação, que consiste num sistema integrado on-line das escolas municipais, como meio de auxílio durante o período determinado pelo estado de exceção. Com manutenção diária de conteúdos, materiais, vídeos aulas, atividades, livros de leituras, fichas literárias e demais recursos acessíveis pela tecnologia de informação e comunicação. Todos os recursos disponíveis foram utilizados, tais como: livros didáticos, apostilas, textos impressos, estudos dirigidos, disponibilização de materiais virtuais e impressos, plantão de dúvidas, entrega de materiais para os alunos que não possuem acesso aos meios digitais, comunicação direta com os professores via grupos de Whatsapp - para cada ano e série e atendimento nas unidades escolares. Assim, há de esclarecer ainda, que o calendário escolar foi flexibilizado e, no momento, segue as orientações da Diretoria Regional de Ensino. Quanto aos profissionais das unidades escolares, ressalto que todos os docentes mantiveram a jornada laboral em teletrabalho, permanecendo com as atividades habituais dentro da respectiva carga horária. Desse modo, contamos com a colaboração de todos durante esse período atípico e inesperado, certo que iremos esgotar todos os recursos possíveis e tão breve iremos superar tudo isso”, concluiu o Secretário da pasta.

Com a implementação do SIOEM o setor educacional visa permitir que os alunos da rede municipal de ensino deem continuidade ao ano letivo, podendo diariamente receber o conteúdo didático proposto e estudar normalmente em segurança.

Para acessar o Portal do SIOEM basta acessar o site institucional da Administração Municipal (www.cristaispaulista.sp.gov.br) e a partir dele acessar o sistema educacional com todo o conteúdo didático.