COVID-19: Ciclistas estão na mira das barreiras sanitárias

As autoridades sanitárias de Cristais Paulista vão continuar, neste final de semana, com as ações de intervenções nas ruas e entradas/saídas da cidade. Na semana passada duas barreiras foram realizadas no sábado e domingo. Neste final semana a prefeitura irá realizar a ação no domingo, dia 24, a partir das 6h30.

O número de barreiras sanitárias será ampliado. Ao todo serão quatro pontos em locais de grande circulação de pessoas, veículos e, principalmente, ciclistas para checagem e fiscalização. O objetivo é realizar um rastreamento clínico, incluindo aferição de temperatura corporal e distribuição de máscaras como forma de conter possíveis casos de coronovírus em Cristais Paulista.

A iniciativa, aliada a preocupação com aumento no número casos em Franca, será intensificada devido a um passeio ciclístico, programado para domingo. Ciclistas sairão de Franca para uma ação social, e na volta o roteiro prevê entrada em Cristais Paulista.

“Nós sempre apoiamos este evento, inclusive no ano passado fizemos um grande ponto de parada para os ciclistas. Hoje a realidade é outra, estamos numa pandemia, com fortes regras de isolamento social e com aglomerações proibidas em espaços públicos. É um momento de conscientização de todos sobre os riscos de transmissão do coronavírus. Por isso as barreiras, vamos orientar e fazer o pessoal seguir as regras impostas”, disse a prefeita e médica, Dra. Katiuscia Leonardo.

As barreiras sanitárias são importantes ferramentas para o controle da disseminação do novo coronavírus e estão sendo utilizadas nas principais cidades brasileiras. Em Cristais Paulista elas serão formadas por profissionais saúde, Vigilâncias em Saúde e Epidemiológica e Polícia Militar.

“Não vamos perder todos os esforços realizados até agora para evitar a disseminação do novo coronavírus”, finalizou a prefeita municipal.

Confira na integra Nota Oficial emitida pela Prefeitura de Cristais Paulista

A Prefeitura Municipal de Cristais Paulista, apoia causas diversas que visem ajudar aqueles que necessitem e louva a atitude da galera do Pedal Solidário de Franca 2020. Em que pese o fato de que nossa cidade está sempre de braços abertos para receber turistas, visitantes, esportistas e gente de todas as chamadas “tribos”, é sabido de todos que o mundo encontra-se em plena batalha para se evitar a proliferação e o contágio pelo COVID-19 junto à população mundial, o que não seria diferente em nossa cidade. Tomamos conhecimento que nossa querida Cristais Paulista encontra-se na rota de passagem e parada do Pedal Solidário que ocorre no próximo final de semana, todavia, diante da pandemia causada pelo coronavírus, reiteramos que estamos sob a vigência de decretos estaduais, ratificados por decretos municipais, os quais tratam de várias medidas de combate ao COVID-19.

Dentre essas medidas estão: a proibição de aglomerações, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em todos os lugares e vias públicas dentre outros que visam combater o contágio e a disseminação dessa pandemia.

Assim, rogamos aos organizadores desse evento que atendam as nossas orientações no sentido de:

* estarem todos os participantes utilizando se de máscaras de proteção facial durante todo o trajeto, inclusive nas paradas;

* evitando aglomeração, não efetuarem parada nas áreas públicas de Cristais Paulista, sugerindo inclusive que passem por fora do perímetro urbano;

As solicitações em questão, em que pese o direito constitucional de ir e vir, visam preservar a população cristalense, a qual conta com grande percentual de idosos, os quais são considerados pela OMS como grupo de risco de óbito em caso de infecção pelo COVID-19.

Assim, certos de podermos contar com o bom senso dos participantes desse Pedal Solidário, desejamos a todos uma pedalada segura, cheia de boas energias e rogamos por dias melhores para podermos recebê-los em nosso município com a hospitalidade costumeira com que sempre foram tratados.