Pela saúde óptica dos alunos, Programa Saúde na Escola realiza agendamentos

A Prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana mais uma etapa do Programa Saúde na Escola.  Após realizar exames oftalmológicos nos aproximadamente 1.300 alunos da rede municipal, 450 crianças e adolescentes irão continuar o tratamento visual.

Nesta semana familiares destes alunos estão recebendo, em casa, cartas com orientações para realizar o agendamento de uma avaliação por um optometrista. “Vamos atender todos estes alunos, sejam residentes da área urbana ou rural. Para isso todos os pais que receberam a cartinha, devem ligar na Secretaria de Saúde para fazer o agendamento”, disse Solange Ferreira, secretária.

Com a avaliação, o profissional optometrista poderá identificar problemas como:  astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se apenas de métodos não invasivos, como testes de acuidade visual e refração, para que possa prescrever óculos correção de grau. Os casos considerados mais graves serão encaminhados para um médico oftalmologista. Todos os atendimentos serão feitos no Centro Oftalmológico de Cristais Paulista.

“Evidente que neste momento de pandemia precisamos ter atenção redobrada com os cuidados, mas também é importante darmos andamento em alguns projetos, principalmente os que protegem e previnem a saúde da população. Durante as consultas iremos seguir todas as normas de distanciamento, higienização e uso da máscara e álcool em gel”, finalizou a secretária.