Prefeitura intensificada Campanha de Vacinação contra o sarampo até dia 31

Imunização é válida para bebês a partir de 1 ano; veja quem deve se vacinar e entenda quais são os sintomas dessa doença

A Prefeitura de Cristais Paulista está intensificando e prorrogando a Campanha de Vacinação contra o Sarampo até dia 31 de agosto. O sarampo é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus Measles morbillivirus, que está em plena circulação nas cidades brasileiras, assim como a Covid-19.

A diferença é que existe uma vacina para prevenção, chamada tríplice viral, aplicada na Clínica Mais Saúde. É necessário estar munido de um documento de identificação e carteira de vacinação.

Segundo a enfermeira responsável pela Clínica, a vacina pode ser aplicada em pessoas com idade até 49 anos. “Todas as pessoas de 6 meses até 29 anos precisam tomar duas doses de tríplice viral. De 30 até 49 anos a vacinação será indiscriminada, todos irão tomar independente de quantas doses já tenha tomado”, disse Ana Paula Landin.

A imunização é contraindicada para bebês menores de 6 meses, pessoas imunodeprimidas e gestantes.

O sarampo é uma doença viral infecciosa grave e altamente contagiosa. É transmitido por via aérea quando alguém que está infectado tosse, espirra, fala ou respira.

Os principais sintomas são:

Febre acompanhada de tosse;

Irritação nos olhos;

Nariz escorrendo ou entupido;

Mal-estar intenso;

Em torno de três a cinco dias podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha, que em seguida se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência de febre pode ser um indício de gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos.