Principal

PREFEITURA ENTREGA SEGUNDA EQUIPE DO ESF

A Prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira, dia 14, a entrega oficial da nova equipe da Estratégia de Saúde da Família Unidade II.

A estrutura ficará na Rua Agnelo Delfino Barbosa, n° 653, no centro da cidade. O Estratégia de Saúde da Família Unidade II prestará serviços de prevenção e acompanhamento em saúde em uma área de aproximadamente quatro mil moradores envolvendo as áreas urbana e rural.

 

O novo ESF foi uma das promessas para prefeita e médica Dra. Katiuscia Leonardo, que tem como uma das prioridades dentro do Sistema de Saúde a assistência domiciliar aos moradores. “Investir no ESP é investir na promoção da saúde, afinal essa equipe irá fazer visitas e acompanhamentos preventivos das famílias cadastradas na área de atuação.  Sabemos que de cada R$ 1,00 investido em prevenção, economizamos R$ 10,00 no sistema de saúde”, disse a prefeita.

 

O atendimento no novo ESF será feito por 7 profissionais, sendo médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.

 

“Essa equipe irá realizar diversos procedimentos importantes como atender acamados, fazer curativos, receitas médicas, entrega de medicamentos, vacinação, acompanhamento de pessoas com transtornos mentais entre diversos outros”, disse Solange Ferreira, Secretária de Saúde.

 

O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias, promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção e a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns.

 

Além disso, a Unidade irá realizar ações em conjunto com NASF, com atividades voltadas para grupos de saúde formado por gestantes, idosos, diabéticos e hipertensos.

 

“Com certeza é mais um ganho para a saúde da nossa cidade, para a saúde das famílias cristalenses, principalmente neste momento de muitas incertezas devido a pandemia. Mas essa ação mostra que nosso papel como gestor público é não se intimidar com isso, pelo contrário, nós devemos possibilitar acesso a uma saúde de qualidade e igual a todos os moradores, e isso que estamos fazendo. Cristais Paulista está se consolidando regionalmente como referência devido a essa estratégia e realização da reorganização de todas as Unidades de Saúde”, finalizou a prefeita Dra. Katiuscia Leonardo.

 

Estratégia Saúde da Família - ESF II

Rua: Agnelo Delfino Barbosa, n° 653 - Centro

Transparência Pública