Volta às aulas 2021: escolas municipais iniciam de forma remota em Cristais Paulista

As aulas da rede municipal de Cristais Paulista tiverem início nesta segunda-feira, dia 08. Devido a pandemia da COVID-19 elas acontecem de forma virtual através do Portal Educacional de Cristais Paulista (SIOEM – Sistema Integrado On-Line das Escolas Municipais). O sistema integra as três escolas municipais, creche e as escolinhas esportivas.

Neste primeiro momento apenas as atividades da EMEB Amélio de Paula Coelho, EMEB Jarcy Araci de Mattos e CEMEI Aparecida Guilherme Garcia retornam. “Como nossa região está toda na fase vermelha é mais prudente darmos início as aulas da mesma forma que terminamos o ano letivo de 2020, ou seja, da forma remota, com muita segurança para alunos e funcionários da educação. Neste mês de fevereiro as aulas serão todas online. Nos meses seguintes iremos avaliar a situação da pandemia para decidirmos se voltaremos com o presencial ou não”, disse Bruce Lourenço, Secretário da Educação.

Nesta primeira semana cada escola segue um cronograma de aula e atendimentos. “Temos escolas que estão fazendo a entrega do material didático no próprio colégio, pais que estão indo nas escolas, também estamos levando os materiais para alunos que moram mais distantes. Então nesta primeira semana estamos nos readaptando”, avaliou o secretário.

O SIOEM – Sistema Integrado On-Line das Escolas Municipais – integra online as escolas municipais que realizam manutenção diária dos conteúdos, materiais, vídeos aulas, atividades, livros de leituras, fichas literárias e demais recursos acessíveis pela tecnologia de informação e comunicação. Todos os recursos disponíveis são utilizados, tais como: livros didáticos, apostilas, textos impressos, estudos dirigidos, disponibilização de materiais virtuais e impressos e plantão de dúvidas. Outra ferramenta utilizada neste retorno as aulas remotas são os grupos de Whatsapp, com cada ano e série e atendimento nas unidades escolares.