Vacinação contra raiva em cães e gatos acontece nesta sexta-feira

Prefeitura de Cristais Paulista e Vigilância Epidemiológica realizarão na próxima sexta-feira, dia 30, a imunização de cães e gatos contra a raiva.

A vacinação irá começar às 13h na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em um ambiente aberto e seguro. Não é necessário agendamento, porém serão vacinados os animais que chegaram primeiro.

No ano passado as grandes campanhas de vacinação contra a raiva foram canceladas pelo Governo do Estado e agora os municípios passaram a receber uma quantidade menor de vacinar todo mês. “Com essa mudança iremos realizar ações menores, mas que irão todos os meses, então teremos condições de vacinar toda a população de cães e gatos que existe em Cristais Paulista”, disse Glaucia Rejane Ferreira, Chefe de Divisão da Saúde Pública de Cristais Paulista.

“A raiva é uma doença transmitida de animais para os humanos. É muito importante que os cristalenses entendam a importância da vacinação e que sigam as orientações da Secretaria de Saúde”, finalizou a prefeita e médica, Dra. Katiuscia Leonardo.

Recomendações na hora da vacinação:

• Uso obrigatório da máscara e respeitar o distanciamento social;

• A imunização é exclusiva para cães e gatos acima de três meses de idade;

• Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas;

• Os cachorros devem estar de coleira e guia e os gatos em local seguro para transporte;

• Não é permitida a cessão de doses da vacina para a população;

• Até 36 horas após a aplicação da vacina, é possível que os animais tenham sintomas como dores no local, febre e que fiquem com o comportamento mais quieto.