Plano Municipal pode colocar abastecimento de Cristais Paulista na fase vermelha

Mesmo com o racionamento de água iniciado há três dias pela Prefeitura, a situação da represa de abastecimento de água de Cristais Paulista ainda é muito preocupante.

Com o abastecimento suspenso diariamente, sempre durante o período das 21h às 8h, a cidade ainda se mantém no nível laranja do Plano Municipal de Abastecimento. A medida foi tomada devido a grande baixa no nível da água da represa que abastece o município, que chega a aproximadamente dez centímetros por dia.

“Nossos mananciais estão bem baixos, estão em situação muito crítica. Nós não estamos conseguindo manter a represa no nível ideal para o abastecimento da cidade”, disse Hélio Domiciano, Secretário de Meio Ambiente.

O Plano Municipal de Abastecimento divide em cores as fases do nível da represa de água da cidade:

FASE VERDE

abastecimento normal

FASE AMARELA

Abastecimento: 16 horas/dia

Corte: 08 horas/dia

FASE LARANJA

Abastecimento: 13 horas/dia

Corte: 11 horas/dia

FASE VERMELHA

Abastecimento: 04 horas/dia

Corte: 20 horas/dia

“Nosso monitorando é diário e nestas primeiras 72 horas podemos dizer que a fase laranja não irá durar muito tempo. Se continuar assim, a população não ajudar nós vamos entrar no vermelho em breve, o que seria o pior para nossos reservatórios e também para os munícipes”, finalizou Hélio.

Mesmo com essa interrupção temporária no fornecimento, a prefeitura esperava preservar o volume de água das três fontes de captação de água da cidade, situação que não vem ocorrendo.