Cristais Paulista é beneficiada com uma Retroescavadeira

O município de Cristais Paulista foi contemplado com uma retroescavadeira através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e a entrega da máquina foi realizada  no dia 12 de julho, na cidade de Rio Claro. O prefeito Miguel Marques, juntamente com os demais prefeitos contemplados, receberam as chaves das máquinas.

No total foram entregues em Rio Claro 117 máquinas para os municípios que foram classificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através de critérios específicos desenvolvidos para o mencionado programa. A solenidade contou com a presença do Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado de São Paulo, José Reinaldo Prates da Silva, responsável pela entrega no Estado.

“Sabemos as dificuldades em abrir e arrumar estradas vicinais. Por isso, sei o quanto essa doação é importante. Irá facilitar muito a vida do homem do campo, vamos arrumar estradas, cavar pequenos açudes e fazer vários serviços” - disse o prefeito Miguel Marques.

A entrega das máquinas faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2, do governo federal. A retroescavadeira faz parte da Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para recuperação das estradas vicinais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo o Ministro Pepe Vargas, o objetivo desse projeto é de melhorar o escoamento da produção. “Os municípios com menos de 50 mil habitantes são basicamente agrícolas, com grande predominância de agricultura familiar, sendo responsáveis por 70% da produção de alimentos do país. Essas máquinas que estamos entregando vão ajudar na recuperação das estradas, o que vai melhorar o escoamento da produção da economia familiar e o transporte de bens e consumo” comentou o Ministro. O programa vai investir mais de 60 milhões em aquisição de máquinas.

Como exigência prevista em edital para a entrega das retroescavadeiras foram capacitados 2 servidores do setor de serviços urbanos, para operar as maquinas visando sua adequada utilização em um treinamento de 16 horas, no SESI em Sorocaba.