INICIADA A CONSTRUÇÃO DA COCAPEC EM CRISTAIS PAUISTA

Iniciou no mês de Janeiro a construção da Unidade para armazenamento de café da empresa Cocapec – Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, a obra está sendo realizada na Rodovia Candido Portinari, Km 411, (Estrada Municipal CPR 20 – KM 04), antigo Horto Florestal Municipal. Na primeira etapa a empresa deve construir um armazém de 13 mil metros quadrados. Em 2013 a empresa Cocapec e a Prefeitura Municipal de Cristais Paulista mostraram o interesse em construir uma filial no município. A prefeitura enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores que aprovou e sancionou a lei autorizando o executivo a permutar o imóvel de propriedade do município. O imóvel que a Prefeitura recebeu possui uma área de 3,1 alqueires, está localizado na Fazenda Antônio Prado. No outro transferido a Cocapec na mesma proporção estava o Horto Florestal e um barracão, em fase de construção, referente ao Centro de Triagem de Resíduos Sólidos do Município. Nas condições para a realização da permuta foi que a Cooperativa teria que construir, na área permutada, o novo Horto Florestal e o barracão do Centro de Triagem nos moldes do projeto do convênio firmado com o FECOP - Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição. O imóvel recebido pelo município ficou destinado à expansão urbana e poderá receber moradias populares. Além de trazer industrialização para Cristais, aumento na arrecadação municipal, o intuito do projeto de lei foi também a geração de empregos. A Cocapec fornecerá cursos de capacitação para moradores da cidade interessados em trabalhar na referida empresa. A Cooperativa recebeu o imóvel para a construção de barracões destinados à armazenagem e comercialização de café, podendo, ainda, usar a área para instalação de lojas e armazéns de insumos, prestação de serviços de assistência técnica agronômica e veterinária. Além da instalação de cooperativa de crédito, de usina de rebenefício de café, torrefação com industrialização do café para comercialização e fabricação de isca para controle de pragas, entre outros produtos e serviços inerentes. A lavratura das escrituras públicas ocorreu no Cartório de registros civil de Cristais Paulista. Segundo o Procurador do município, Fernando Attié, para a aprovação da lei, foram observados todos os princípios que regem a administração pública. Segundo informações do Engenheiro Civil responsável, Rafael Furlan, a terraplanagem está em fase final e já iniciou a construção do primeiro barracão, o mesmo terá capacidade para o armazenamento de 300 mil sacas de café beneficiado.